segunda-feira, 2 de julho de 2007

Países Membros


CANADÁ
O Canadá é um país localizado na América do Norte.
É o segundo maior país do mundo em extensão territorial, sendo superado apenas pela Rússia. O Canadá ocupa praticamente toda a metade norte do continente norte-americano, tendo como único país a lhe fazer divisa os Estados Unidos da América, tanto ao sul (os 48 estados contíguos) como ao noroeste (com o estado do Alasca). Ao norte localiza-se o Oceano Ártico, a oeste, o Oceano Pacífico, e a leste, o Oceano Atlântico e Groenlândia. A capital do país é a cidade de Ottawa. O nome do país vem da palavra iroquesa canada-ton, que significa "vilas" ou "pequenas casas".
O Canadá é uma
federação, apresentando como forma de governo uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar como sistema político. Constitui-se de dez províncias e três territórios. O chefe de Estado do país é a Rainha Elizabeth II do Reino Unido (Isabel II) - um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — e o governo é dirigido por primeiro-ministros. O atual primeiro-ministro do Canadá é Stephen Harper.
O Canadá obteve sua independência em
1 de julho de 1867, do Reino Unido, através da união de três colônias britânicas, a Província do Canadá (atual Ontário e Quebec), a Nova Brunswick e a Nova Escócia. O Ministério das Relações Exteriores do Canadá, porém, continuou a ser controlado pelo Reino Unido. Em 1931, segundo os termos do Estatuto de Westminster, o Canadá adquiriu soberania sobre seu Ministério das Relações Exteriores, e qualquer ato aprovado pelo Parlamento do Reino Unido não teria efeito no Canadá sem o consentimento desta. Quaisquer poderes e direitos que o Reino Unido possuía sobre o Canadá no papel foram removidos no Canada Act (ou Loi de 1982 sur le Canada em francês) de 1982. O gentílico do país é canadense (no Brasil) ou canadiano(a) (em Portugal).
O Canadá é um país de baixa
densidade populacional, com seus 32 milhões de habitantes (um nono da população dos Estados Unidos) distribuídos em uma área de aproximadamente nove milhões de quilômetros quadrados, o que representa apenas 3,5 habitantes/km². Cerca de 75% da população de sua população vive no sul do país, mais exatamente, em uma faixa de aproximadamente 150 quilômetros de largura ao norte da fronteira sul do Canadá com os Estados Unidos, que se estende desde o Oceano Atlântico até o Oceano Pacífico, enquanto o norte do país é escassamente povoado devido ao seu clima severo.
O Canadá é considerado um dos países mais
multiculturais do mundo. Tendo sido colonizada por franceses e ingleses, cerca de 45% da população do Canadá possui ascendência inglesa, escocesa ou irlandesa, e aproximadamente um quarto da população do país possui algum grau de ascendência francesa.
Os Estados Unidos são o maior parceiro econômico do Canadá. Por causa de sua grande população e de seu maior poder econômico e influência cultural, os Estados Unidos possuem uma presença muito forte na economia e na cultura do Canadá — embora muitos canadenses lutem para que eles próprios sejam os principais responsáveis pelo controle da economia de seu país, e para manter a cultura canadense, que desde o começo do
século XX tem sido bastante associada com a cultura estadunidense.

MÉXICO

O México (de nome oficial Estados Unidos Mexicanos) é um país localizado na América do Norte delimitado ao norte pelos Estados Unidos da América, a leste pelo Golfo do México e pelo Mar das Caraíbas, através dos quais se aproxima de Cuba, a sul pela Guatemala e por Belize, e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental e ilhas adjacentes à costa, o México inclui também as Ilhas Revillagigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km a sul do Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia.
Localizado na parte sudoeste do continente norte-americano e de forma aproximadamente triangular, o México estende-se por mais de 3000 Km de noroeste a sudeste. A sua largura varia entre mais de 2000 km no norte e menos de 220 km no istmo de Tehuantepec, no sul. O México tem litorais em duas grandes massas de água: o oceano Pacífico (com o golfo da Califórnia entre o continente e a península da Baixa Califórnia) a ocidente e, a oriente, o golfo do México e o mar das Caraíbas, que conduzem ao oceano Atlântico. Nos litorais encontram-se planícies costeiras, ao passo que o México central consiste de planaltos elevados e montanhas escarpadas, incluindo vulcões, o mais elevado dos quais é o Pico de Orizaba, com 5610 m de altitude.
O terreno e o
clima variam dos desertos do norte à floresta húmida tropical no sul. Os principais rios mexicanos são o Lerma, Río Bravo del Norte (também conhecido como Rio Grande), o Grijalva, o Balsas e o Yaqui.


ESTADOS UNIDOS
Os Estados Unidos da América (em inglês: United States of America, abreviação em inglês: USA ou US), abreviado frequentemente em português como EUA, são uma República Federal Presidencialista, composta por 50 Estados e um Distrito Federal. A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da América do Norte, possuindo fronteiras terrestres com o Canadá e com o México, sendo que o restante do país limita-se com o Oceano Pacífico, o Mar de Bering, o Oceano Ártico, o Golfo do México e o Oceano Atlântico. Dos 50 Estados americanos, apenas o Alasca e o Havaí não são contíguos com os outros 48 Estados, nem entre si. Os Estados Unidos também possuem diversos territórios, distritos e outras possessões em torno do mundo, primariamente no Caribe e no Oceano Pacífico. Cada Estado possui um alto nível de autonomia local, de acordo com o sistema federal.
Os Estados Unidos celebram o seu dia da independência a
4 de julho de 1776, quando as Treze Colônias britânicas na América do Norte fizeram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica, a favor da política de autodeterminação. Esta independência foi oficialmente reconhecida pelo Reino Unido no Tratado de Paris. Os Estados Unidos adotaram sua atual Constituição em 1789, que estabeceu a estrutura básica do governo americano. Desde então, a nação gradualmente desenvolveu-se, tornando-se uma superpotência após o fim da Segunda Guerra Mundial, passando a exercer grande influência econômica, política, científica, tecnológica, militar e cultural no mundo.


FLÁVIA CASADIO DE JESUS

6 comentários:

União Européia: disse...

Ficou legal, talvez você tenha se preocupado muito em exibir as localizações geográficas de cada país, porém, a parte onde é comentado sobre política e economia ficou muito interessante.
Como foi citado no texto, os EUA exercem alta influência na cultura mundial, pois é, isso é lamentável, basta olhar nas disfunções alimentares e, conseqüentemente enfermidades causadas por vícios de origem americana. Eu concordo que as comidas típicas americanas, fast-foods por exemplo, além de saborosas possuem uma praticidade quase única, porém, essa praticidade pode entupir veias e artérias, tornar propício aparecimento de doenças como a diabetes, osteoporose e outras! O que é melhor?
Nos Estados Unidos 25% da população é obesa, no Brasil, os vícios americanos ajudaram a tornar 10% da população assim.

Mateus

Pacto Andino disse...

Também achei que ficou muito bom...
Vcs colocaram muitas informações importantes!!
Gostei!!!

Como o Mateus disse... Talvez vcs tenham colocado muitas localizações gráficaaS, gráficos, mapas, os desenhos...
Expliquem mais entãooo, coloquem mais definição desses grÁficos... Para que possamos entender melhor!!
=)

BjOoo

JOSIELLI COMACHIO!

Unknown disse...

comentar sobre as localizações geográficas foi interessante... Porém é um poucoi complexo p/ gente
rsrsr


foi legal o modo como voces explicaram sobre cada país... todos os seus detalhes...


e a importância do bloco...


bom!!!!

Sayuri

;]

União Européia: disse...

Vocês deveriam postar assuntos referentes ao bloco ,não prescisaria de descrever a parte geográfica. Mas enfim gostei!

ALEX JUNIOR

União Européia: disse...

OI!!!!
Olha eu gostei, mas tem um porém ficou muito complexo, dificultando um pouquinho o intendimento do assunto, mas contudo as informações
são muito importantes em todo seu contexto..... beiJoOOO


Jessika Thomas.

África do Sul disse...

achei impressionante a capacidade que o grupo assim como a josiele tiveram, em selecionar os textos da winkipédia, clicar no botão direito do mouse, levar a setinha até o copiar e depois ir no blog, clicar de novo no botão direito e colar...MARAVILHOSO MÉTODO.
AFF:cOmO NãO PEnSei nissO ANtES>>RSrSRs...

BJoS BjOs>>>>Patricia Frighetto